A baixa aprendizagem no Brasil persiste.
Dados divulgados no Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF) 2018
mostram que apesar da Educação no Brasil estar avançando, a quantidade de
jovens alfabetizados ainda está muito abaixo do desejável. O estudo aponta que
cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais.
Entre os jovens de 15 a 24 anos, 12% são classificados como analfabetos
funcionais.
Os dados do INAF foram discutidos no 2°
Ciclo de Debates sobre Analfabetismo, realizado dia 28 de novembro em São
Paulo. O evento, promovido pelo movimento Todos Pela Educação e pela
instituição Conhecimento Social, contou com a participação de João Alegria,
gerente geral do Futura. “No Brasil, a desigualdade no acesso escolar é um
grande desmotivador para o jovem. A escola perdeu a capacidade de dialogar com
o mundo ao seu redor, está dessincronizada do presente”, explicou.
Para compreender este cenário, o Futura exibe
a série “Alfabetismo Brasil”
— baseada nos dados divulgados pelo INAF 2018 —, que incentiva a reflexão ao
mostrar uma ampla visão sobre o alfabetismo funcional entre os brasileiros
de 15 a 64 anos. O primeiro episódio mostra como são construídos panoramas
sobre o alfabetismo, por meio do estudo Inaf, e as especificidades de
cada categoria da pesquisa, levando em consideração gênero, raça, região,
religião, ocupação profissional e idade. Dirigida por Thiago Molina, a série
tem oito episódios, disponíveis no Futura Play (futuraplay.org.br).
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