Anísio Teixeira teve importantes iniciativas na área da educação


Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta terça-feira (15), dia do professor, o educador baiano Anísio Teixeira foi oficialmente reconhecido como o patrono da educação pública no Brasil. A lei que formaliza essa homenagem foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa homenagem é importante porque a educação é a única e a mais forte possibilidade que temos para fazer com que esse país dê um salto de qualidade, e sua sociedade possa viver bem com bons empregos e salários, e com muito conhecimento”, declarou o presidente Lula durante o evento de sanção da lei.

Anísio Spínola Teixeira foi um bacharel em Direito, gestor público, intelectual e educador, desempenhando um papel fundamental na história da educação brasileira. O intelectual esteve envolvido na fundação de diversas universidades federais, incluindo a Universidade de Brasília (UnB). Além disso, ocupou o cargo de chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituição que, hoje, leva seu nome.

Entre suas iniciativas mais significativas como secretário de Educação e Saúde da Bahia, destaca-se a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, conhecido como Escola Parque, que foi inaugurado em 1950 na Caixa D’água, em Salvador.






Por Metro 1