Em Rui Barbosa, interior da Bahia, José Bonifácio teve a sua candidatura posta sob judice  |   Bnews - Divulgação Divulgação


A tradicional posse de prefeito no dia 1º de janeiro de 2025 não vai acontecer em pelo menos 18 cidades brasileiras devido a impasses eleitorais. Os Tribunais de Justiça eleitorais ainda estão analisando problemas na candidatura do concorrente a prefeito com mais votos.

A maior parte das cidades estão em São Paulo com oito prefeituras nesta situação. Os outros municípios ficam localizados no Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (3), Paraná (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1).

Após o fim do segundo turno, mais de 40 cidades estavam com eleição sub-judice, no entanto, esse número caiu com as decisões judiciais nos meses seguintes. Na Bahia, a cidade de Rui Barbosa, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu a candidatura do prefeito eleito José Bonifácio Marques Dourado (MDB).

O Tribunal de Contas do Município (TCM) rejeitou a prestação de contas do ano de 2016 e apontou à Câmara Municipal desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Corte também determinou a realização de nova eleição no município, apesar do emedebista ainda poder recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação foi concluída no dia 21 de outubro.

Confira a lista de municípios que estão sem prefeito:

Bocaina (SP)
Bonito De Minas (MG)
Eldorado (SP)
Goiana (PE)
Guapé (MG)
Guará (SP)
Itaguaí (RJ)
Mongaguá (SP)
Natividade (RJ)
Neves Paulista (SP)
Panorama (SP)
Presidente Kennedy (ES)
Reginópolis (SP)
Ruy Barbosa (BA)
São José Da Varginha (MG)
São Tomé (PR)
Três Rios (RJ)
Tuiuti (SP)