![]() |
Divulgação |
Com a aposentadoria prevista para meados de julho no Tribunal de Contas dos Municípios, Mário Negromonte, que já foi secretário municipal em Salvador, deputado estadual e federal, ensaia uma volta à cena política. Em princípio, Negromonte pretende disputar uma vaga no senado, mas tem consciência de que não será nada fácil, haja vista que deverá enfrentar o Ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa.
Formado em Direito, Mário Negromonte chegou a Paulo Afonso com status de empresário da construção civil, mas logo o mundo político se descortinou para ele oferecendo-o a oportunidade de substituir seu cunhado, o ex-prefeito de Paulo Afonso e promissor político, Adauto Pereira, que faleceu prematuramente em um acidente de helicóptero.
Muito provavelmente Negromonte sabe que suas chances de se eleger senador são mínimas, mas ainda assim deve encarar o pleito apenas como cartão de visita de sua volta ao cenário político, pois suas verdadeiras intenções estão voltadas para a prefeitura de Paulo Afonso.
Uma oposição fragilizada, uma Câmara Legislativa subserviente aos ditames do prefeito, (com exceção de Jailson Oliveira, única voz dissonante) e uma gestão completamente desnorteada; este é o roteiro ideal para Mário Negromonte se lançar candidato à prefeitura de Paulo Afonso em 2028.
Político experiente, Negromonte terá tempo suficiente para se articular até o próximo pleito. Apesar do prefeito ter maioria na Câmara, ele não conta com a confiança e apoio integral dos vereadores tanto é que, para a eleição do próximo ano, vários vereadores já fecharam acordo com o ex-prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, que é candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa, deixando claro que o candidato do prefeito não contará com o apoio e nem os votos desses vereadores.
A política é arte de negociar e Negromonte é um “expert” nesse quesito. Não tenho dúvidas de que Mário Negromonte saberá costurar os apoios necessários para alavancar sua candidatura a prefeito de Paulo Afonso; resta saber como os eleitores de Paulo Afonso vão reagir a essa candidatura afinal, o conselheiro já é quase octogenário e Paulo Afonso acabou de aposentar Luís de Deus.
0 Comentários