De acordo com o movimento Todos Pela Educação a proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022 é 70%, mas o município de Paulo Afonso está muito distante desta meta. O exame que avalia conhecimentos em português e matemática dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental é feito através da Prova Brasil.

Na última avaliação apenas 31% dos alunos do 5º ano na rede pública de ensino aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos, ou seja: dos 1.499 alunos, apenas 463 demonstraram o aprendizado adequado.

Os alunos do 9º ano tiveram um rendimento ainda pior, apenas 19% obtiveram êxito na mesma avaliação. Dos 1.167 alunos, somente 223 demonstraram o aprendizado adequado.

Mas a triste realidade dos alunos da rede pública se torna pior quando se trata de matemática. Somente 26% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano, dos 1.499 alunos, só 403 demonstraram o aprendizado adequado.

O 9º ano está literalmente no vermelho. Na competência de resolução de problemas o resultado foi simplesmente assustador, somente 7% dos alunos aprenderam o adequado.


É preciso reorganizar a lógica pedagógica das nossas escolas, caso contrário estaremos sempre fadados a esse fracasso.