De acordo com o movimento Todos Pela Educação a proporção de
alunos que deve aprender o adequado até 2022 é 70%, mas o município de Paulo
Afonso está muito distante desta meta. O exame que avalia conhecimentos em
português e matemática dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental é feito
através da Prova Brasil.
Na última avaliação apenas 31%
dos alunos do 5º ano na rede pública de ensino aprenderam o adequado na
competência de leitura e interpretação de textos, ou seja: dos 1.499 alunos, apenas 463 demonstraram o aprendizado adequado.
Os alunos do 9º
ano tiveram um rendimento ainda pior, apenas 19% obtiveram êxito na mesma
avaliação. Dos 1.167 alunos, somente 223 demonstraram o aprendizado adequado.
Mas a triste
realidade dos alunos da rede pública se torna pior quando se trata de
matemática. Somente 26% dos alunos aprenderam
o adequado na competência de resolução de
problemas até o 5º ano, dos 1.499 alunos, só 403 demonstraram o aprendizado adequado.
O 9º ano está
literalmente no vermelho. Na competência de resolução de
problemas o resultado foi simplesmente assustador, somente 7% dos alunos
aprenderam o adequado.
É preciso reorganizar a lógica
pedagógica das nossas escolas, caso contrário estaremos sempre fadados a esse
fracasso.
1 Comentários
Boa reflexão, no entanto não acredito que toda a lógica pedagógica, tenha que ser reorganizada. Entra ano e sai ano, e o problema da educação prevalece. Se hoje, fosse investido 5 bilhões na educação brasileira, não garantiria bons resultados a médio prazo, o problema educacional está estruturado de um forma bastante complexa, que se inicia desde os problemas domiciliares, até problemas sociais nos quais, os alunos estão envolvidos. Tais fatores aparecem como motivacionais para os alunos, a lógica pedagógica incia-se em casa, mas, na prática isso não acontece. Os alunos não sentem o interesse de aprender. Até porque as festas locais, são mais importantes para a maioria dos jovens de Paulo Afonso.
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