Organizações indígenas de várias etnias desde que souberam da indicação do novo coordenador da FUNAI realizaram uma mobilização, desde a semana passada, e ocuparam a sede do órgão em Paulo Afonso. Eles pediam a saída do novo coordenador da entidade indigenista, Edson Oliveira Maciel, o Dinho. Após terem surpreendido os vereadores e convidados, cantando e dançando o toré, eles participaram da Audiência Publica que tratou das consequencias presumíveis em caso da privatização do setor elétrico, especialmente a CHESF.

Na manhã terça-feira, 10, dezenas de indíos bloquearam a ponte de acesso a Paulo Afonso carregando faixas e cartazes pedindo a renúncia do representante do órgão, que é conhecido como “Dinho”, e foi indicado pelo deputado federal Mário Negromonte Junior (PP). Desde quando se alojaram na sede da FUNAI, eles disseram que a nomeação de Dinho ocorreu contra a vontade dos índios. “Foi indicação política e puro interesse de terceiros”, disseram.


Depois a pressão dos índios o ex-vereador Edson Oliveira Maciel renunciou ao cargo de Coordenador da FUNAI. Com a renúncia as organizações indígenas agora devem propor a imediata nomeação do coordenador indicado por eles.

bobcharles.com.br