A primeira fase de elaboração do estudo que vai viabilizar a realização do projeto “Sustentabilidade socioambiental no Semiárido em Glória – BA” iniciou nesta semana com uma visita técnica feita pela equipe da empresa Gama Engenharia, e contou com as presenças do prefeito de Glória, David Cavalcanti, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Lisboa, do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar e do coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva.

O projeto, que consiste na instalação de painéis solares em residências e em poços de captação de água de uso coletivo, vai atender famílias de baixa renda e que tenham ao menos um integrante com transtorno do espectro autismo (TEA). Neste primeiro momento, com o apoio da prefeitura, as equipes da empresa Gama Engenharia, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) através da Agência Peixe Vivo, iniciaram o processo de identificação e cadastramento das famílias.

A empresa tem cinco meses para elaborar o Termo de Referência, que determinará a quantidade de beneficiários, locais de instalação dos kits de energia solar e o investimento necessário. Posteriormente, será contratada uma empresa para executar os serviços, financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da cobrança pelo uso da água.

 

ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Glória – BA.