Divulgação


Grupo Globo admitiu uma queda alarmante em sua audiência nos últimos seis anos. Durante o evento Upfront Globo 2024, a empresa revelou que o alcance — que hoje inclui a TV aberta, Globoplay, canais pagos e sites da emissora — diminuiu de 100 milhões para 76 milhões de espectadores diários, representando uma queda de 24%, destaca o site Metrópoles. O dado foi apresentado por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.



A emissora atribui a redução no número de telespectadores e usuários à crescente concorrência com plataformas de streaming, novos canais, redes sociais e sites. O fenômeno é intensificado pelo aumento significativo das TVs conectadas à internet, que agora estão presentes em aproximadamente 60% dos lares brasileiros.

Quando observada apenas a audiência da TV aberta, o número de espectadores cai ainda mais, atingindo 70 milhões. O alcance é definido como o total de pessoas que sintonizam a programação durante pelo menos um minuto durante o período analisado.

Além disso, a Globo revelou outra tendência: 84% dos jovens que costumavam assistir novelas na transmissão aberta migraram para serviços de streaming, indicando uma mudança nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual no Brasil.

Por Alô, Alô Bahia