Ministro da Justiça afirmou que é preciso ter um fundo exclusivo para a área


Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu nesta segunda-feira (22) a criação de um “SUS da Segurança Pública”.

Durante o Seminário Brasil Hoje, do grupo Esfera Brasil, o ministro disse que é necessário fazer mudanças no modelo de segurança pública previsto na Constituição Federal para centralizar a definição de políticas e diretrizes nacionais no Poder Executivo.

“O modelo de segurança pública que nós concebemos na Constituição Federal [...] Este modelo tem que ser modificado, por meio de uma alteração constitucional, penso eu, dando mais poderes para a União fazer um planejamento nacional de caráter compulsório para os demais órgãos de segurança, sobretudo quanto às diretrizes fundamentais”, afirmou Lewandowski.

Para o responsável pela pasta de segurança, a medida poderia ser concretizada com a inclusão do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) no texto da Constituição brasileira. A iniciativa tem a finalidade de unificar o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal das forças de segurança. 



Por Metro 1